
O Sonho comanda a vida.
Diz o poeta e ontem tive o privilégio de o constatar.
Ao fazer um zapping na TV, parei numa reportagem que passava na SIC, assinada pelo Pedro Coelho. Resumindo, ele procurou uma jovem de 16 anos que vive num qualquer monte a kms de Gouveia. Ela vive com os pais, as vacas, as cabras num qualquer monte, lindo de morrer para um fim-de-semana.
Tem um sonho! Ir para a escola em Gouveia.
Uma grande percentagem de adolescentes, da idade dela, tem sonhos diametralmente opostos.
Os pais não autorizam, e como a escolaridade obrigatória tem um dead-line até aos 15 anos, aquela jovem vê-se amputada do seu maior sonho. Não há assistente social, psicólogo que demova aquela mãe, que a vida de Rosa poderá ter muito mais, que as cabras e os montes.
Mas o que me surpreendeu foi o sorriso estampada na cara daquela miúda. Miúda com corpo de mulher e com um sorriso de quem acredita de que um dia vai concretizar o seu sonho.
E aquele sorriso e gargalhadas que ouvi da Rosa fazem-me realmente crer que acreditando conseguimos tudo aquilo que desejamos.
Obrigada Rosa!
3 comentários:
hummm... não sei se neste caso não és tu que sonhas, porque na vida de, ainda, muitas Rosas não há lugar para sonhos, apenas para vontades que se perdem rapidamente pelo caminho...
Discutimos o mundo e há tanto a fazer por cá, quando uns vivem no século XXI e outros pararam no IXX.
Caro veneno, do bom,
Concordo plenamente contigo, há realmente muitas vontades que se evaporam. Mas o sorriso daquela miúda, que nada tem, foi revelador de uma grande vontade de "voar".Eu quero acreditar que existam muitas Rosas que acreditam e sonham.
Mas a miuda paeceu-me de ideias fixas.
Esta reportagem foi produzida por um familiar meu e feita precisamente para tentarem o melhor para as Rosas do Sec.XX (não IXX), que ainda temos por cá.
Enviar um comentário